15 fev/2018     
Compartilhe:

Bola de pelos em gatos, o que é e o que fazer para evitar?

Os gatos são famosos por serem animais limpos. Eles mesmos se preocupam com sua higiene e usam a própria língua para a limpeza do pelo. É uma grande vantagem essa característica do felino, no entanto, ela pode acarretar em um grande problema: a formação de bola de pelos.
Gatos adultos podem passar até 50% das horas que estão acordados “tomando banho”, ou seja, se lambendo, você já imaginou a quantidade de pelos que eles ingerem?
Esse pelos geralmente não são digeridos, e se alojam no estômago do seu amigo, causando grande incômodo.
Por isso seu gato vomita uma bola de pelos de vez em quando, mas em alguns casos a situação pode complicar e se tornar perigoso.
Quando a bola de pelos não é eliminada, pode causar obstrução intestinal, colocando a vida do felino em risco.  Se seu gato apresentar alguns desses sintomas, leve-o ao veterinário:
- Falta de apetite
- Prisão de ventre ou diarréia
- Dor ao usar a caixa de areia
- Vômitos por mais de um dia (com ou sem presença de pelos)
- Eliminar bolas de pelos várias vezes no período de uma semana
- Engasgos ou tentativas de vomitar freqüentes.
Dicas para evitar o problema
 - Opte por rações Premium Especial, como as rações da Linha Del Gatto Premium Especial da NUTRIBARRASUL, que são sem corantes e de aspecto oleoso.
 - Escove seu gato regularmente, Persas e outras raças de pelos logos exigem uma escovação quase diária, enquanto gatos de pelo curto podem ser escovados uma vez por semana.
- Plante um vaso de graminhas, as graminhas ajudam a controlar bolas de pelo, seja induzindo ao vômito ou lubrificando o intestino, e ainda contém fibras importantes para a saúde do gato.
- Água - ela é indispensável na vida de qualquer ser vivo. Deixe sempre água fresca e limpa no recipiente do felino, pois ela ajudará o sistema a limpar os pelos ingeridos.  
- Ambiente limpo - a limpeza da casa garante que o gato não coma nada estranho pelo chão. Isso pode piorar a situação. 
- Mantenha seu gato ativo e saudável mentalmente - brincadeiras e brinquedos interativos encorajam o animal a se divertir e gastar energia. Um gato mais ativo melhora sua saúde mental e física, consequentemente irá tornar a pele e os pelos mais saudáveis, e de quebra você ainda se diverte com as travessuras do seu amigo felino.

Termos de Uso

Ao usar este site, você aceita automaticamente o uso de cookies.
Ver Política de Privacidade
Ver Termos de uso/Cookies

Eu Aceito